domingo, 16 de julho de 2017

Como proteger com segurança seus bitcoins de um possível Hardfork?

Ola!
16-07-2017 - Uma materia importante sobre a realidade e polemica do Hard Fok que pode acontecer com o Bitcoin:

Como todos sabemos, existe um risco real de haver um hardfork na rede do bitcoin. Tivemos o recente exemplo de Ethereum sobre quais os possíveis efeitos de um hardfork na poupança dos detentores da moeda. O fato é que, se você não se preparar, pode acabar perdendo suas moedas em uma das redes resultantes da bifurcação. Por isto recomendamos a leitura cautelosa deste artigo, afim de evitar quaisquer perdas.

Quando seria o Hardfork?
É impossível dizer se haverá um hardfork, muito menos quando ele será. O que podemos dizer é que
a data mais próxima na qual seria crível haver um hardfork é no dia 25 de julho. Isto porque é nesta data que o BIP91 será implementado caso haja apoio suficiente.

Qual é o risco?
Primeiramente basta entender que um hardfork é uma duplicação das redes. Cada uma das redes, no instante em que forem duplicadas, serão idênticas: Mesmos hashs, mesmos endereços, assinaturas,  blocos, mesmo tudo. Então uma chave privada que permite transferir determinados bitcoins em uma rede, permitirá na outra também.

O risco basicamente é que em serviços como o de exchanges e web wallets, na maioria dos casos, seus bitcoins ficam em uma carteira que é da empresa e não sua. Desta forma, quando há a duplicação, a empresa poderia te devolver as moedas em apenas uma das redes.

Como se preparar ?
A resposta a princípio é simples: Basta controlar suas chaves privadas. Existem muitas formas de fazer isto, abaixo listamos algumas:

Usar uma desktop wallet. Isto significa que você estará rodando a carteira e interagindo com o blockchain no seu próprio computador. Se você deixar o computador desligado seu risco de ser hackeado diminui. Caso você não tenha um valor muito alto em bitcoins, eu recomendaria esta solução. Você pode usar a carteira “padrão” de bitcoins, a Bitcoin Core.

Usar uma hardware wallet. Desta forma você mantém sua carteira em uma peça de hardware separada do seu computador, por exemplo em um pen drive, e esta peça pode ficar offline sempre que você não estiver usando. Uma empresa conhecida que fornece soluções deste tipo é a Trezor.

Usar uma paper wallet. Esta é considerada a forma mais segura pois é totalmente offline, mas muitas vezes o risco de você perder os papéis ou escrever de forma ilegível são substanciais.
Seguindo uma destas soluções e guardando bem suas chaves privadas você estará com seus bitcoins a salvo quando e se de fato houver um hardfork.

FONTE:
https://www.criptomoedasfacil.com/como-proteger-com-seguranca-seus-bitcoins-de-um-possivel-hardfork/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cotação AO VIVO