sábado, 25 de julho de 2015

O Bitcoin é o novo Ouro nos Mercados Financeiros?

Segue uma interessante reportagem sobre o Bitcoin x Ouro, de 23 de Julho de 2015:

Os preços do Ouro têm vindo a cair nas últimas semanas, mais recentemente, após as reservas chinesas de dados revelou uma porção menor do que o esperado das reservas de ouro. O ouro tem sido tratado como um hedge contra a inflação, normalmente ganhando valor também quando os investidores estão buscando mais baixo-rendendo retornos de moedas portos-seguros.
Desta vez, mesmo com toda a flexibilização da política monetária em curso entre bancos centrais e a
perspectiva de outra desaceleração da inflação, os preços do ouro não conseguiram reunir. Alguns especialistas do mercado financeiro dizem que os preços do ouro não pode ver muito mais de cabeça a qualquer hora, uma vez que os investidores estão movendo fundos para investimentos alternativos como o Bitcoin.

Bitcoin x Ouro
Os preços do ouro caíram quase 40% desde o seu pico de volta em 2011.
Naquela época, o ouro tem atraído muita demanda quando os bancos centrais tinham sido intervindo no mercado cambial para controlar valores de suas respectivas moedas ou para estimular suas economias. Isto levou a um pouco de desconfiança no sistema financeiro, levando os comerciantes a diversificar seus investimentos para ativos mais seguros como o ouro.
Gráfico da Queda do Ouro

Assim como o bitcoin, o ouro extrai seu valor de escassez já que a quantidade limitada em circulação e demanda consistente são preços de condução superior.
No entanto, a demanda enfraqueceu significativamente nos últimos meses, agora que o bitcoin está oferecendo uma outra maneira de participar de um ativo descentralizada que também é escassa.

No passado, o ouro tem se movido em conjunto com ações ainda parece que essa correlação também foi quebrada nos últimos meses. Estoques dos EUA têm vindo a testar todos os tempos, e o ouro tem sido incapaz de ganhar força.
De acordo com o jornalista Jeff Reeves, a queda de ouro pode estar aqui para ficar desde que a competição que enfrenta a partir do bitcoin e outras moedas digitais é bastante rígida. Além disso, ele apontou que os mercados tenham atingido o fim da "super ciclo" de mercadorias, o que poderia significar que um mercado de urso (queda) está em andamento.

Opinião Particular:
Bom, há tempos que o ouro vem desvalorizando no mercado internacional, isso é fato, todos que operam o mercado Forex (Mercado de Cambio) sabem disso.  
Mas na nossa opinião o Bitcoin tenderá a se valorizar cada vez mais, pois ficará cada vez mais excasso, sua oferta a cada ano fica muito reduzida, é uma moeda deflacionária, e paralelo a isso mais e mais lojas, sites, pessoas estão comprando Bitcoin, e as mais variadas empresas brasileiras e internacionais aos poucos estão começando a aderir e aceitar a criptomoeda, isso potencializará sua VALORIZAÇÃO.

O preço do ouro está de alguns tempos para cá certa forma "abalado", pois além de ter outras concorrentes como as várias comodities, temos importantes moedas como o dollar, libra, euro, manipuladas por instituições financeiras, bancos centrais gerais, então a realidade de um tempo para cá vem sendo de incerteza frente a esse metal. E não é porque o ouro caiu, que daqui há algum tempo o bitcoin também vai cair. 
Enfim, fique atento pois o Bitcoin pode sim representar o ouro em seus tempos mais áureos de valorização, mas não sabemos se ele de fato substituirá o ouro, mas assumirá um papel bem importante, e isso só o tempo dirá quando e como, e claro: quem viver verá.

FONTE TRADUZIDA:
http://www.newsbtc.com/2015/07/23/is-bitcoin-the-new-gold-in-the-financial-markets/

Um comentário:

Cotação AO VIVO